<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, junho 28, 2004

FESTA DE DESPEDIDA


Os alunos do último período do curso de Mecânica Industrial, convidam a todos os colegas e professores da Escola, a participarem do "churrascão de despedida", que será realizado neste domingo a partir das 9:00 horas, no sítio do Papai do "companheiro" Cleidyson, em Belo Vale. Maiores informações com o Jairo, ou com o Léo Francês do TMEC-6. Valor R$ 20,00 (comes e bebes inclusos)

sábado, junho 26, 2004

INDUSTRIA MINEIRA DA SINAIS DE RETOMADA


O faturamento da indústria mineira cresceu 11,01% no mês de maio em relação a abril, revela a Pesquisa Indicadores Industriais da Fiemg, divulgada hoje (23). No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o aumento foi de 6,54%, o que comprova a tendência de recuperação da atividade econômica, segundo Lincoln Gonçalves Fernandes, presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da entidade.

Um dos setores que mais vem contribuindo para o desempenho das vendas da indústria mineira é o de calçados e artefatos de couro, cujo faturamento subiu 26,91% no acumulado de 2004. De acordo com o presidente do Sindicalçados, Gilson de Oliveira, o crescimento é fruto do esforço exportador do segmento, que já apresenta resultados consideráveis.Este ano, as exportações aumentaram 30%. “Das 1900 empresas concentradas no estado, 25% já estão vendendo para o mercado internacional”, afirmou Oliveira.

Junto com o faturamento, o nível de emprego também apontou incremento em maio - 2,99%- e no acumulado dos primeiros cinco meses - 1,22%. A indústria química liderou a lista das que mais contrataram no mês passado, em resposta à demanda do segmento alcooleiro, que aumentou a produção após a colheita da cana-de-açúcar.

A utilização da capacidade instalada subiu1,1%, chegando a 85,26% em maio, o que demonstra a disposição do empresário em continuar realizando investimentos.

CAMPEONATO DE FUTSAL SENAI 2004


ATENÇÃO!! A partir de segunda-feira dia 28/06 já estarão abertas as incrições para o Campeonato de Futsal da Escola. As incrições devem ser feita na Supervisão de Estágios (Gleisson), o prazo termina dia sexta dia 16/06.

REGRAS:
- Para se increver as equipes devem posssuir o mínimo de 8 e o máximo de 10 jogadores.
- Todos os jogadores devem estar regularmente matriculados na escola.
- Todos os jogadores devem ser da mesma sala/turma.
- Cada equipe deverá providenciar seu própio uniforme e o mesmo deve ser padronizado entre todos os jogadores. Equipes que não possuirem uniformes, estão automaticamente desclassificadas.
- Cada equipe deverá possuir um líder que responderá pela mesma.
- Exigências para a incrição: nome completo, número da matrícula nada consta da biblioteca, de todos os integrantes.
- O valor da incrição é de R$ 40,00 por equipe.

A tabela dos jogos divulgada no dia 20/06. Para maiores informações procure o Gleisson na Supervisão de Estágios.

MECÂNICA A FRENTE DO FUTSAL NO SENAI



Equipe do TMEC-8, última campeã no torneio da escola

O Curso Superior de Tecnologia Mecânica é o único e maior campeão do torneio de futsal do SENAI/CETEM. Nas três edições realizadas só deu mecânica, sendo que por duas oportunidades uma turma ganhou duas vezes, foi o pessoal do TMEC-5. Na sua primeira edição em 2001, a final foi entre o terceiro período de Eletrônica (TELE-2) e o quarto período de Mecânica (TMEC-5), placar de 6x3 para os mecânicos. Em 2002 novamente o TMEC-5 estava lá, dessa vez contra a turma do segundo módulo do Técnico em Eletromecânica, e novamente venceu por 5x3. No ano seguinte o curso de Mecânica mostrou sua supremacia com dois representantes na final, o quinto contra o sétimo período, venceu a turma do quinto por 6x5 na disputa por penaltis, placar do jogo 2x2.

ÚLTIMOS CAMPEÕES
2003 - TMEC-8, Mecânica Industrial Quinto Período
2002 - TMEC-5, Mecânica Industrial Sexto Período
2001 - TMEC-5, Mecânica Industrial Quarto Período

LAFAIETE COMEMORA CHEGADA DA MINACO


Nesta última semana a cidade de Lafaiete e toda a região do Alto do Vale do Paraopeba, festejaram a inauguração da Minaco Fundição S/A. O parque industrial da Minaco está instalado nas proximidades do Bairro São Sebastião, as margens da BR 040, em Lafaiete.

A empresa escolheu a região devido a facilidade de obtenção da principal matéria-prima, o minério de ferro, que será todo ele provido das mineradoras de Congonhas. O diretor comercial da Minaco, Altair Cunha, disse que outro fator importante na escolha foi a localização e os incentivos oferecidos pela prefeitura da cidade.

A Minaco Fundição, é uma empresa do setor de metalurgia e que vem somar forças ao Vale do Alto Paraopeba, região considerada como um pólo de metalmecânica do Estado. Agora, a empresa passa a contar com duas unidades, uma em Contagem e outra em Lafaiete. Segundo Altair Cunha, a unidade de Contagem ficará exclusivamente por conta da demanda gerada pela FIAT, enquanto que a nova unidade de Lafaiete, se encarregara de atender a Mercedes Benz em Juiz de Fora e o mercado externo.

Estimativas da prefeitura de Lafaiete, revelam que a Minaco deverá gerar aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos e injetar mensalmente nas receitas do município algo em torno de 240 mil reais em impostos.


sábado, junho 19, 2004

SENAI/CETEM OFERECE TREINAMENTO PARA FUNCIONÁRIOS DA GERDAU-AÇOMINAS


Palestra realizada na Usina de Ouro Branco


Os inspetores de qualidade do setor de Coqueria da Gerdau-Açominas, receberam um treinamento sobre as normas da ISO 14001, nesta última quinta dia 17/06. Esta palestra visa levar aos funcionários da empresa, conhecimentos sobre a ISO 14001, que trata de Qualidade e Preservação Ambiental. Noções sobre meio ambiente, ecologia e tratamento de resíduos tóxicos, foram temas deste treinamento. A Coqueria é um dos setores que mais poluem dentro da usina, gerando uma grande quantidade de gases tóxicos. Atualmente a Gerdau Açominas se prepara para receber um importante e inédito título no âmbito da Preservação Ambiental, por este motivo, está constantemente capacitando seus colaboradores. A palestra foi organizada pela professora Ana Aparecida, que é engenheira florestal pós graduada em meio ambiente pela UFMG.


MAIS UM PROJETO CONCLUÍDO PELOS ALUNOS DO SENAI



Alunos do último período de mecânica terminam o projeto sobre perfis metálicos


O Projeto "Técnicas de Aplicação e Uso de Perfis Metálicos", desenvolvido pelo Departamento de Metalmecânica - DEMET e pelos alunos da disciplina de Projetos II, do último período de Mecânica Industrial, foi concluído nesta semana. Este projeto foi encomendado pela Gerdau Açominas S/A, e tem por objetivo pesquisar as várias maneiras possíveis de emprego dos perfis metálicos, tanto na construção civil, quanto na indústria.

Foram pesquisadas principalmente as tecnologias aplicadas a soldagem de perfis, resistência estrutural, tipos de soldagem, análises metalográfica, pintura de perfis, distribuição de cargas, dobramento e corte de perfis.

Dentre outros tópicos relatados pelos aluno no projeto, podemos encontrar as técnicas de implantação de uma estação de soldagem de perfis dentro do canteiro de obra, visando a otimização do espaço e a redução do desperdício.

Na arquitetura moderna é cada vez maior a utilização de perfis metálicos e isto não passou despercebido pelos alunos. Eles pesquisaram também as novas tendências arquitetônicas para o uso do aço na construção civil, e ainda, elaboraram uma maquete arquitetônica de uma ponte totalmente construída com perfis metálicos.

O Projeto "Técnicas de Aplicação e Uso de Perfis Metálicos", será apresentado nesta segunda-feira dia 21/07 no auditório da faculdade. Devido as parcerias institucionais realizadas pelo SENAI, brevemente o projeto será exibido em Ouro Preto para os estudantes dos curso de engenharia civil e engenharia metalúrgica da Escola de Minas da UFOP, em seguida o projeto será levado aos alunos de mecânica, metalurgia e arquitetura da UFMG em Belo Horizonte. Todo o projeto foi patrocinado pela Gerdau Açominas em parceria com o Centro Tecnológico de Metalmecânica do SENAI.

FUI REPROVADO, E AGORA O QUE FAZER?


Fim de semestre e algumas preocupações vão se aflorando nesta época, uma delas (talvez a maior), é a reprovação. E se você foi reprovado, primeiro mantenha a calma, depois prepare-se para recuperar o não alcançado ao longo do semestre. Pela norma da faculdade o aluno deve obter o mínimo de 60 pontos em cada disciplina para ser aprovado, caso se situe na faixa dos 40 aos 59 pontos estará de recuperação e deverá realizar o EGU, mas caso o aluno obtenha média inferior 40 (39 à 0), ou frequência menor que 75%, será automaticamente reprovado na disciplina.

Se você ficou de recuperação, terá de fazer a EGU (Exame Geral Unificado). Neste exame são abordadas todas as matérias lecionadas durante o semestre letivo, o valor total do EGU é de 100 pontos onde o aluno deve obter o mínimo de 60%. Lembramos que, caso o aluno supere os 60 pontos, sua nota de aprovação será sempre a média mínima.

Mas caso você fique abaixo dos 40 pontos, ou tenha frequência inferior à 75% e seja reprovado automáticamente, terá apenas duas opções para recuperar-se. A primeira é repetir a disciplina reprovada isoladamente, ou seja, refazer o período cursando apenas a(as) disciplina(s) reprovada(s).

Para não perder tempo em refazer o período, a outra opção é a realização do ECE (Exame de Conhecimentos Específicos). O ECE é um exame elaborado pela supervisão técnica da escola, que tem por objetivo, avaliar o conhecimento do aluno sobre determinada disciplina. O exame pode ser aplicado a qualquer época do ano, basta o candidato entrar em contato com a supervisão e marcar seu ECE. Caso o aluno alcance o mínimo de 70% será aprovado, o ECE também é utilizado por estudandes que tenham interesse em eliminar disciplinas.

ATENÇÃO PARA AS PROVAS FINAIS


De 28/06 à 02/07 acontecem as provas finais para os cursos superiores. Lembramos a todos os alunos que o horário de prova é de 19:00 ás 22:00 hs. NÃO HÁ TOLERÂNCIA. Por este motivo recomendamos que os alunos cheguem com no mínimo 15 minutos de antecedência. O resultado será divulgado no dia 07 de julho. Para os aprovados boas férias, mas aqueles que ficarem de recuperação terão de fazer a EGU no dia 16/07. O resultado da EGU sai no dia 20/07.

domingo, junho 06, 2004

DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO


Turma do curso de Mecânica de Manutenção


Estes são os alunos do curso de qualificação profissional em mecânica de manutenção industrial, que irão se formar ao final deste semestre em grande estilo. Contrariando a realidade do cenário de empregos no Brasil, 77% dos formandos já estão ingressos no mercado de trabalho. Dos 20 alunos que iniciaram o curso, 13 estão concluindo-o, dos quais, 10 já conseguiram um emprego ou um estágio na área. Isto confirma que para encontrar um emprego é preciso se qualificar. PARABENS AOS NOVOS MECÂNICOS.

ACERTADO ACORDO ENTRE SENAI E SESI CRIA CURSO DE TREINAMENTO EM OURO BRANCO


A expectativa é de mais de 300 alunos por ano


O diretor do SENAI Osvaldo de Assis, Francisco de Oliveira – assinou nesta quinta-feira um acordo de parceria educacional com o SESI de Ouro Branco. A finalidade deste acordo é levar até o SESI de Ouro Branco, cursos profissionalizantes desenvolvidos pelo SENAI. O SENAI Osvaldo de Assis disponibilizará dois instrutores que atuaram na unidade do SESI, ministrando aulas para o curso de treinamento em Informática com duração de 60 horas, onde os alunos receberam conhecimentos em windows, word, excel, powerpoint, internet, hardwares e técnicas de operação. Ouro Branco está em segundo lugar no ranking das cidades mineiras com maior acesso à recursos da informática, perdendo apenas para Belo Horizonte, fator que contribui bastante para o lançamento deste curso na cidade.

ATÉ QUE ENFIM, O FIM...
SENAI forma a segunda turma em eletrônica industrial



Alunos do TELE02, juntamente com a professora Ana(mandrinha da turma)


O Centro Tecnológico de Metalmecânica, irá formar a sua segunda turma de tecnólogos em eletrônica industrial. Desta vez serão 16 formando que encerraram suas atividades acadêmicas, para darem início as suas atividades profissional. A turma do TELE02 iniciou o curso no segundo semestre de 2000, e nesta longa caminhada, além do conhecimento técnico adquirido, valores como a amizade e o companheirismo entre os alunos. A professora Ana Aparecida da disciplina de Meio Ambiente, foi eleita como a madrinha da sala e será homenageada da solenidade de formatura, que se realizará no dia 22 de julho.
VALEU GALERA DO TELE02, BOA SORTE E SUCESSO A TODOS VOCÊS!!!

sexta-feira, junho 04, 2004

PROCESSO SELETIVO - CURSOS TÉCNICOS


Neste sábado dia 06 de junho, realiza-se na Escola o vestibular para os cursos ténicos em eletromecânica, metalurgia e informática. O horário da aplicação da prova é de 14 ás 18 horas. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 18 de junho.

quinta-feira, junho 03, 2004

A RESPONSABILIDADE SOCIAL TAMBËM FAZ PARTE DA MISSÃO DO SENAI-MG


Alunos do curso de mecânica de usingem em aula prática no CEAM

No próximo dia 9 de junho, o Centro Tecnológico de Metalmecânica - SENAI Osvaldo de Assis, irá formar sua terceira turma de menores aprendizes. O curso de Aprendizagem Industrial é oferecido gratuitamente à jovens com idade entre, 14 e 17 anos, e tem por objetivo, capacitar menores para o trabalho. O SENAI oferece cursos de Mecânica de Usinagem, Informática e Eletricidade Predial.

terça-feira, junho 01, 2004

CENTRO TECNOLÓGICO DE METALMECÂNICA CERTIFICA SOLDADORES DA ALCAN



Nesta segunda-feira dia 31/05 em Conselheiro Lafaiete, a Escola Senai Osvaldo de Assis, certificou 36 soldadores da Alcan Alumínio do Brasil. Esta certificação visa qualificar os trabalhadores da usina da Alcan em Ouro Preto, emitindo aos mesmos os respectivos certificados profissionais, reconhecendo oficialmente sua profissão. Esta certificação deve-se ao fato de que, antigamente, muitas industriais ensinavam a seus funcionários novos ofícios, porém, os mesmos não recebiam nenhum tipo de certificado ou diploma, apenas a mudança de cargo ou função. Isso dificultava a vida do trabalhador, que não tinha como comprovar respectiva qualificação.

Para solucionar este problema a CNI criou em 1992 o “Programa Nacional de Certificação Profissional” – PNCP, e delegou aos SENAI’s a missão de certificar os trabalhadores da industria. Para receber o certificado de qualificação profissional, o trabalhador realiza um treinamento de 40 horas e um teste prático de aptidão profissional, sendo o mesmo avaliado por um professor/instrutor do Senai.

Em Minas Gerais o Centro Tecnológico de Metalmecânica da Escola Senai Osvaldo de Assis, tem a incumbência de atuar em programas de qualificação profissional, para trabalhadores de industrias metalúrgicas e mecânicas. A Usiminas Mecânica será a próxima empresa a participar deste programa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?